Vacine seu bichinho de estimação

vacine-seu-bichinho-de-estimacao

    Vacinar seu bichinho de estimação é um ato de amor e responsabilidade pública. Quanto mais animais vacinados, menor é a chance de doenças comuns tomarem grandes proporções. 

Os cães precisam começar o protocolo de vacinação ainda filhotes, com 2 meses de vida, para garantir uma proteção completa. E é importante destacar que as vacinas precisam de reforço para se tornarem efetivas. A 2ª dose deve ser administrada até os 3 meses, e a 3ª dose com 4 meses. Assim ele estará pronto para passear sem correr o risco de infecções. Dai em diante são necessários apenas reforços anuais, sempre com acompanhamento veterinário.

As vacinas para cães protegem contra:

Cinomose, que afeta os órgãos respiratórios e provoca febre e secreções. Também prejudica o sistema nervoso.

Parvovirose, que atinge o sistema digestivo e causa diarreia, febre e queda da imunidade. 

Hepatite Infecciosa, que ataca o fígado causando febre e diarreia. Nos casos mais graves, pode afetar o sistema nervoso e causar a morte.

Adenovirose, que causa tosse seca e constante, espirros, febre e secreções. Se não for tratada, pode evoluir para pneumonia e levar a morte.

Coronavirose ou Gastroenterite Contagiosa, afeta o sistema digestivo e provoca sintomas semelhantes aos da Parvovirose.

Parainfluenza, causa problemas respiratórios como tosse, secreções e febre.

Leptospirose, provoca desânimo, vômitos e hemorragias. A doença é transmitida pela urina de ratos.

Raiva, causa desorientação e agressividade. A doença é transmitida pela saliva de animais contaminados.

Sobre os felinos...

Para serem vacinados, os gatos precisam estar saudáveis e vermifugados. A primeira dose só pode ser dada a partir dos 60 dias de vida do bichinho para evitar que os anticorpos passados da mãe para o filhote interfiram na eficácia da imunização. 

A vacina antirrábica anual é obrigatória por lei, por se tratar de uma doença que pode levar o animal a morte e é transmitida aos humanos. Mas há outras vacinas recomendadas por especialistas. São elas: 

Vacina Tríplice (trivalente)

Mais conhecida como V3, ela protege contra duas das doenças mais comuns nos gatos: 

Rinotraqueite felina - altamente contagiosa, os sintomas aparecem como uma gripe com espirros, secreções nasais, dificuldade para respirar, febre e falta de apetite. 

Calicivirose felina - altamente contagiosa, atinge o sistema respiratório e é uma das doenças mais graves. Os sintomas também são muito semelhantes aos de uma gripe, mas vem acompanhados de diarreia, gengivite, ferimentos na boca e focinho. 

A V3 também protege contra a panleucopenia felina (comum em filhotes) que é uma doença viral e fatal que causa febre, vômitos, diarreia e falta de apetite. Ataca o sistema digestivo e sanguíneo.  

Vacina Quádrupla 

Mais conhecida como V4, previne as mesmas doenças que a V3 e ainda protege o gato contra Clamidiose Felina. Causada por uma bactéria, a infecção atinge principalmente os olhos e o sistema respiratório dos gatinhos.

Quanto aos seus sintomas, muitos gatos podem não apresentar sinais clínicos. Outros apresentam olhos vermelhos e inchados, com muita secreção, corrimento nasal, espirros e tosse.

Vacina Quíntupla  

A V5 previne as mesmas doenças que a V4 e também a Leucemia Felina, que é a causa de um dos mais altos índices de mortalidade entre gatos. 

Causada pelo vírus FeLV compromete as defesas imunológicas, deixando os bichos vulneráveis a anemia grave. 

Os principais sintomas são perda de peso, apátia, diarreia persistente, imunodeficiência e tumores em células linfáticas. 

 

Colaboradora - Carolina Riguengo