CACHORRO OU GATO: QUAL O MAIS INDICADO PARA SEU PERFIL?

cachorro-ou-gato-qual-o-mais-indicado-para-seu-perfil-

 

 

Eles são grandes companheiros, mas cada um tem um jeitinho peculiar.
Os cachorros são tidos como “os melhores amigos do homem” mas dependendo do seu perfil, pode acabar descobrindo que um lindo gatinho vai se adaptar melhor a rotina da casa.
Por isso preparamos algumas dicas com todo o carinho, pra te ajudar nessa deliciosa escolha!



 

 

 

Tempo fora de casa

Se você viaja com frequência e costuma passar muito tempo fora de casa, talvez um cachorro não seja a melhor escolha. É que os cães em geral são mais dependentes dos donos. Eles precisam de muita atenção e ficam tristes sem a companhia frequente dos donos. Cachorros que passam muito tempo sozinhos e entediados desenvolvem neuroses e hábitos compulsivos — não é um estilo de vida saudável para o animal. Diferente do que muita gente pensa, os gatos não amam “somente a casa” e tão pouco são “interesseiros”. Os felinos sentem a ausência dos donos sim! Mas apesar de sentirem falta de companhia, tem uma personalidade mais independente e se viram bem sem o dono.

Higiene e limpeza


Se o orçamento não estiver favorável, os gatos são mais econômicos. Enquanto eles cuidam da própria higiene, cachorros precisam de banhos frequentes e acabam visitando com mais frequência o pet shop. Se colocar em um papel, ao longo da vida do bichinho esse é um gasto expressivo.


Treinamento

No geral, cães são mais fáceis de treinar. Aprendem a partir de gestos, de vocalização e do olhar. Cachorros conseguem entender até centenas de palavras, além de outros modos de comunicação, como gestos e a entonação usada. A capacidade cognitiva do gato é muito semelhante, mas os felinos são menos motivados e complacentes, o que torna o processo desafiador.


Uma pessoa sociável pode achar bacana passear com o cãozinho: a rua se torna palco de interação com outras pessoas ou até outros animaizinhos! Alguém mais introspectivo pode preferir permanecer em casa, lendo um livro ou assistindo TV ao lado do gato. Se você gosta de esportes, cachorros são ótimas companhias para caminhadas e outras atividades ao ar livre. Já se você curte muito viajar, os felinos são mais independentes e permitem que você saia de casa por períodos maiores de tempo e com mais tranquilidade.



Por Carolina Riguengo