Meu pet pode ser transmissor de coronavírus?

meu-pet-pode-ser-transmissor-de-coronavirus-

Meu pet pode ser transmissor de coronavírus?

As pesquisas até o momento afirmam que os pets não transmitem o novo coronavírus (COVID-19). Existem vários hospedeiros e várias espécies de coronavírus. Certos tipos do vírus que podem infectar peixes e aves, outros afetam os mamíferos. Há o coronavírus de bois, cães, gatos, galinhas, morcegos, cavalos, porcos e camundongos.

Existe sim, o coronavírus canino (CCoV) – que podem causar diarreias leves em cãezinhos – e o coronavírus felino, que faz com que os bichanos sofram de peritonite infecciosa felina (que pode causar nódulos em órgãos internos, podendo até ser letal). Ambos os vírus são transmitidos apenas entre as próprias espécies e não infectam humanos, possuem vacina e são de um gênero diferente da doença.

Risco de contaminação e cuidados:

O que acontece é:  uma pessoa pode espirrar e contaminar o pelo de seu animal – que, depois, pode ter contato com um terceiro e deixá-lo doente. A informação de que os pets não contraem a Covid-19 é correta. Porém, é recomendado por especialistas, evitar o contato com animais de estimação, enquanto portar a doença, assim como faria com outras pessoas. Por se tratar de algo novo, entidades como a WSAVA (World Small Animal Veterinary Association), orientam que, caso necessário este contato com pet, proceda da seguinte forma:

·         Utilize luvas e máscaras,

·         Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel antes e depois de ter contato com os animais.

·         Lave a guia e as patas também com água e sabão ou álcool gel.

Fontes:

https://saude.abril.com.br/blog/pet-saudavel/pets-podem-contrair-transmitir-coronavirus/

https://super.abril.com.br/ciencia/afinal-caes-e-gatos-podem-contrair-o-novo-coronavirus-e-transmitir-covid-19/

http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/ACS/NotaTecnicaCoronavirus.pdf

https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/pets-e-coronavirus-respondemos-a-todas-as-suas-duvidas/98344

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/15/coronavirus-e-pets-veja-perguntas-e-respostas-sobre-cuidados-com-animais-de-estimacao.ghtml