Quando é hora de castrar seu pet?

quando-e-hora-de-castrar-seu-pet-

Você está cheio de amor pra dar e seu novo amiguinho já está na sua casa. Bate aquela dúvida, quando é hora de castrar? O que a castração interfere na vida do meu cãozinho/gatinho? A Dog Choni responde suas dúvidas!

Muitos dizem que a castração é um ato de amor. E sabe porquê? Ela é essencial para evitar futuros abandonos e a exposição dos gatos e cachorros a doenças. O ideal é você não deixar que seu amigo tenha o primeiro cio e castrar por volta dos 6 meses de idade.

Na cadelinha ou gatinha é mais fácil identificar o cio, mas nos machos deve ser levado em conta a maturidade sexual, quando começam a ser férteis. Isso é deduzido por comportamentos secundários como marcar território com urina, levantar para urinar, montar fêmeas. Os 6-9 meses é uma idade razoável para considerar a "puberdade" nos animaizinhos.

Você sabia que o início da vida reprodutiva dos animais acontece muito mais rapidamente em raças pequenas? Por isso, se seu amigo ou amiguinha é de uma raça menor, fique mais atento.

É possível encontrar cadelas de raça Yorkshire com o seu primeiro cio aos 5 meses, e cadelas de raça Dogue de Bordéus em que não aparece até que alcancem um 1 ano de idade, sendo muito mais complicado que aconteça o contrário. Por isso, converse com seu veterinário sobre a raça do seu amigo. Prever o cio nos vira-latas é uma missão mais difícil ainda então, procure ajuda profissional para esse momento!

De acordo com a Veja Saúde, em termos de bem-estar animal, a castração reduz o risco de câncer de mama e infecção no útero para as fêmeas, assim como diminui a propensão a câncer de próstata entre os machos. Os animais também ficam mais tranquilos, brigam menos e não têm os descontrolados impulsos sexuais dos adultos em idade reprodutiva.

O procedimento ainda facilita a vida dos tutores, porque reduz a demarcação de território com urina pelos machos, acaba com o sangramento vaginal das cadelas e evita os miados excessivos das gatas no cio.