Tosa: quando realizar, como? Quais raças devem ser tosadas ou não. Em que período do ano?

tosa-quando-realizar-como-quais-racas-devem-ser-tosadas-ou-nao.-em-que-periodo-do-ano-

Saiba mais quando e como realizar a tosa

É muito importante que donos de cães fiquem atentos sobre quando e como realizar a tosa, além de que tudo depende da raça, do tipo de pelagem e ainda das condições de saúde do animal.

Mas, de uma forma geral, esse intervalo pode ser de cerca de quinze dias, onde no poodle, por exemplo, a tosa sempre deve ser realizada uma vez por mês, porém, a tosa higiênica deve ser realizada a cada quinze dias.

Além disso, existem inúmeros tipos de tosas que podem variar conforme o padrão de cada ração, onde exemplos disso são a tosa bebê, a qual deixa o pelo do cão bem curto, ou então a tosa higiênica, que é aquele que somente controla o crescimento dos pelos.

Confira quais raças devem ser tosadas ou não

Normalmente, as raças que possuem uma pelagem mais longa sempre frequentam o pet shop de maneira constante, pois eles precisam que a pelagem seja tosada pelo fato de que se não existir os cuidados necessários podem até mesmo surgirem problemas de pele, como a dermatite.

Além disso, é importante lembrar que o banho e a tosa não são somente estéticos, pois eles também fazem muito bem para a saúde e o bem-estar de todos os cachorros.

Em relação as principais raças que necessitam serem tosadas com mais frequência, essas são a Shih-tzu, Yorkshire, Poodle, Cocker, além de muitas outras.

Vale ressaltar ainda que não existem dias certos para que seja realizada a tosa, sendo que o que é importante é o fato de o dono escovar os pelos dos cachorros em casa para que eles não embaracem, porém, a tosa é quem sempre irá facilitar o dia a dia dessas raças e de muitas outras.

Em que período do ano?

Normalmente, tosar o cachorro, independente do seu porte, sempre garante a estética e higiene ao animal, sendo que a tosa, muitas vezes, é utilizada para deixar o cão mais bonito, mas possui como principal evitar que haja a proliferação de fungos e bactérias através dos pelos.

Quanto ao tempo entre as tosas, elas podem ter uma boa variável durante o ano, pois tudo depende da raça e do tempo que os pelos crescem ao ponto que precisam serem cortados e aparados.

Mas, em média, o tempo entre as tosas é de uma a cada dois meses, sendo que a tosa pode proporcionar diversos benefícios ao cachorro e, por isso, deve ser realizada em um pet shop especializada em banho e tosa.

Com isso, sobre quando e como realizar a tosa, saiba que essa é uma ferramenta muito importante para poder manter a saúde do animal e evitar que haja problemas de saúde, como pulgas, carrapatos e todos os tipos de bactérias ou doenças de pelos.